Uma manha repleta de aromas, troca de saberes técnicos e culturais num encontro entre várias gerações. Assim foi o workshop “A Ciência da Sopa: fazemos juntos?” que decorreu este sábado no Museu de Arqueologia e Etnografia de Elvas, um espaço já de si carregado de história e de magia e onde se fez a ponte entre os saberes mais antigos, empíricos, fundamentados agora pela ciência.
O Workshop “A Ciência da Sopa: fazemos juntos?” proporcionou um excelente momento de convívio fazendo jus aos princípios da Dieta Mediterrânica e pondo em prática a missão do projeto DM4You, a de comunicar às camadas mais jovens as vantagens de aderir a este estilo de vida.
Breve nota:
DM4You é a sigla do projeto “DM4you – Potencial da Dieta Mediterrânica no aumento da qualidade de vida: + saúde + sustentabilidade”, liderado pelo Instituto Politécnico de Portalegre, financiado no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e que pretende demonstrar, dinamizar e divulgar os benefícios da adesão à Dieta Mediterrânica para a saúde, para o ambiente e para a sociedade em geral.
No DM4You, todos os envolvidos e em particular os participantes têm a oportunidade de auxiliar a comunidade científica num trabalho pioneiro em Portugal que pretende investigar de que forma uma alimentação saudável pode contribuir para o aumento da qualidade de vida da população.
Este estudo possibilitará difundir aquela que foi considerada, pelo sexto ano consecutivo, a melhor dieta do mundo, transmitindo às novas gerações a riqueza e os benefícios das nossas tradições e do uso dos nossos recursos endógenos para a saúde e simultaneamente para o orçamento de cada um.
O DM4You junta instituições de ensino superior, associações e empresas do setor, designadamente: Universidade de Évora, Universidade NOVA de Lisboa (Faculdade de Ciências e Tecnologia), Instituto Politécnico do Porto, Universidade do Porto, Courela do Zambujeiro – Sociedade Franco Alentejana de Bio-Olivicultura, Lda, Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, I.P., Associação Nacional de Produtores de Pêra Rocha; Vasco, Nuno & Cláudio Vieira, Lda.; Ingrediente d’ Arromba Lda.; ADER-AL, Associação para o Desenvolvimento em Espaço Rural do Norte Alentejo; AICF Agroinovação S.A.e ADRAL - Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo.