Realizou-se no dia 03 de dezembro, na Escola Superior de Biociências de Elvas, um workshop sobre cânhamo. Participou Alfonso Ortega Garrido, Professor Convidado da Universidad da Extremadura com a comunicação “Protocolo sencillo de extracción de GDNA para el genotipado de plantas de cañamo”. Participou também a docente da Escola Superior de Biociências de Elvas, Ana Cordeiro, e a bolseira de investigação, Andreia Saragoça, com a apresentação "Projeto BGreener - Biodiversidade e cânhamo, novos enclaves na zona Euroace".
Este workshop insere-se no âmbito do projeto BGREENER cofinanciado pelo FEDER através do Programa INTERREG VI-A, liderado pela Direção-Geral da Política Agrícola Comunitária da Junta da Extremadura (Espanha) e em que o Instituto Politécnico de Portalegre é o parceiro da região Alentejo.
O BGREENER visa promover a cultura do cânhamo como estrutura verde multifuncional para a proteção e conservação de espaços transfronteiriços de alto valor ecológico, promovendo simultaneamente uma bioeconomia geradora de cadeias de alto valor que possam dinamizar as zonas rurais do espaço de cooperação. O objetivo é promover novos enclaves de biodiversidade em torno desta cultura nas regiões do Alentejo, Centro de Portugal e Extremadura.