Notícias 01, Abr, 2025

DISTILL’INNO na ESBE: o mundo da destilação de frutos e plantas

esbe

PROJETO DISTILL’INNO

De 25 a 27 de março as equipas técnicas do projeto DISTILL’INNO de Itália e de França visitaram o Alentejo, começando em Moura (ADC Moura) e terminando na Escola Superior de Biociências de Elvas (ESBE).O objetivo desta visita técnica foi conhecer a realidade do mundo da destilação em Portugal com visitas técnicas ao Museu do Medronho em Alqueva, Sharish Gin em Reguengos e Ervitas Catitas em Borba. Também houve sessões de trabalho para organizar os conteúdos técnicos e planificação das atividades previstas para os alunos das instituições parceiras.

Na ESBE o grupo visitou o jardim de plantas Aromáticas e Medicinais, assim como os laboratórios de Biologia Vegetal e de Regadio, ficando a conhecer as plantas potencialmente úteis, assim como as atividades que os alunos dos CTESP de Tecnologias de Produção Agropecuária e de Viticultura e Enologia têm vindo a efetivar no âmbito do projeto Distill'inno.

Para além da Coordenadora interna do projeto da ESBE, Orlanda Póvoa, participaram ainda nesta visita, as docentes Noémia Farinha, Graça Carvalho, Ana Cordeiro e Márcia Oliveira.
 

Breve nota sobre o DISTILL'INNO

DISTILL'INNO é um projeto Erasmus+, financiado pela União Europeia, que visa valorizar os recursos naturais através da destilação, iniciando os estudantes no mundo fascinante da destilação de frutos e plantas, estimulando simultaneamente a sua criatividade e iniciativa. Teve início em 2024 e tem a duração de três anos.

É um projeto liderado pelo Lycée du Renaudin (Jonzac, França) e conta com outros parceiros com outros parceiros:  L'Université Européenne des Senteurs et des Saveurs em Forcalquier (França), Instituto Politécnico de Portalegre (Portugal), Escola Superior Agrária de Elmas (Itália, Sardenha), Agência Alimentar da Nova Aquitânia (AANA) e Agência de Desenvolvimento ADC Moura (Portugal).

O projeto pretende em particular promover as competências tradicionais no domínio da produção de bebidas espirituosas (conhaque, whisky, licores) e de perfumes, proporcionar uma aprendizagem prática, que permita aos alunos manusear os equipamentos de destilação e dominar todas as etapas, desde o campo até à comercialização e promover a sustentabilidade, com práticas que respeitam o ambiente e favorecem a biodiversidade.