Notícias 04, Jul, 2025

Diplomado de Agronomia da ESBE vence Poliempreende nacional

esbe

Afonso da Ponte, diplomado em Agronomia pela Escola Superior de Biociências de Elvas (ESBE), do Politécnico de Portalegre, conquistou o 1º lugar na Final Nacional da 21ª edição do Poliempreende, que decorreu em Aveiro.
“Fertiwool”, projeto ligado à valorização da lã, destacou-se pela sua inovação, viabilidade e contributo para a sustentabilidade, tendo garantido a distinção máxima do concurso, que juntou 20 instituições de ensino superior.

Após a vitória no Concurso Regional, realizado a 4 de julho e que lhe valeu um prémio de 2.000€, Afonso da Ponte representou o Politécnico de Portalegre na fase nacional, onde obteve o primeiro prémio, no valor de 10.000 €.

O Poliempreende é uma iniciativa que, através de um concurso de ideias e planos de negócio, avalia e premeia projetos desenvolvidos e apresentados por estudantes, diplomados e docentes das instituições de ensino superior que integram a rede. Os prémios regionais e nacionais visam destacar a excelência, a criatividade e a capacidade empreendedora dos participantes, reforçando o papel do ensino superior como motor de inovação e desenvolvimento.
Em 2025, a coordenação nacional do concurso esteve a cargo da Universidade de Aveiro.

Vencedor do Poliempreende é Diplomado da Escola Superior de Biociências de Elvas
Afonso da Ponte é natural de Elvas e Diplomado em Agronomia na ESBE. O promotor encontra-se neste momento a frequentar o 2º ano do Mestrado em Agricultura Sustentável na mesma escola.

Fertiwool: projeto pretende valorizar subproduto agrícola e transformar em fertilizante orgânico
A Fertiwool é um projeto que visa valorizar a lã, um subproduto agrícola de alta qualidade, mas de baixo valor comercial, convertendo-a em um fertilizante orgânico 100% natural. Este produto, obtido por processos físicos e térmicos, tem uma composição nutricional balanceada (8,75% de N, 0,29% de P e 4,92% de K, entre outros nutrientes). Estudos comprovam as suas propriedades benéficas para o solo, como a capacidade de absorver água até quatro vezes o seu peso e um alto teor de carbono que potencializa a vida microbiana.