Die Welt von Gewürze (O Mundo das Aromáticas) é uma série de documentários do canal de televisão franco-alemão ARTE.TV, dedicada à divulgação de plantas aromáticas em diversos países. Portugal e os seus Coentros foram o tema em destaque num dos episódios, que contou com a participação das docentes e investigadoras do Politécnico de Portalegre, Noémia Farinha e Orlanda Póvoa. O documentário foca, entre outros temas, a relevância dos coentros na cultura e gastronomia portuguesas, assim como o esforço para a preservação das variedades autóctones que tem vindo a ser desenvolvido pelas investigadoras do Politécnico de Portalegre na Escola Superior de Biociências de Elvas ao longo dos últimos 25 anos.
Portugal foi o país escolhido para se falar sobre coentros, sobretudo porque temos a particularidade de consumir os coentros em verde, enquanto na maioria dos outros países se consomem as sementes/frutos do coentro.
Este convite surge no âmbito do trabalho desenvolvido sobre conservação de recursos genéticos e melhoramento de coentro desenvolvido na Escola Superior de Biociências de Elvas desde 2000 a partir de sementes tradicionais recolhidas junto de agricultores em todo o Alentejo. As sementes foram estudadas, avaliadas e submetidas a um programa de melhoramento – aprovado pela Direção Geral de Alimentação e Veterinária - com vista à sua valorização. Com o trabalho realizado foram enviadas sementes para o Banco Português de Germoplasma Vegetal, tendo sido selecionadas quatro variedades que estão já aprovadas pelo Catálogo Nacional de Variedades e que se designam: Alcácer, Assunção, Campo Maior e Amareleja.
Inicialmente o trabalho de investigação desenvolvido teve como critérios a produção de folhas e a produção de sementes. Atualmente as investigadoras continuam a trabalhar com estas espécies de plantas, mas os objetivos de investigação estão mais direcionados para a Ecologia: produzir plantas em ciclos mais curtos, com maior número de sementes e de flores para utilização em misturas de cobertos vegetais para atração de polinizadores.
O contacto com os produtores tradicionais do Alentejo possibilitou às investigadoras reunir ainda um acervo de informação bastante relevante sobre os saberes tradicionais associados ao cultivo e utilização dessas espécies, na gastronomia, em usos medicinais ou noutros (Etnobotânica).
O trabalho desenvolvido ao longo destes 25 anos visa disponibilizar, aos agricultores, variedades de plantas aromáticas melhor adaptadas por terem evoluído nas nossas condições de clima, solo e cultivo, mas também o registo do conhecimento tradicional, divulgação da informação recolhida e da investigação produzida no âmbito dos coentros do Alentejo.
Documentário
Versão alemã: https://www.youtube.com/watch?v=CBTTGNn42iE
Versão francesa: https://www.youtube.com/watch?v=HSrhuaxoxMw
- Livro Coentros do Alentejo – Conservação do conhecimento tradicional e dos recursos genéticos
- Catálogo Nacional de Variedades: DGAV_CNV_-1.a-Edicao-de-2025.pdf
- Banco Português de Germoplasma Vegetal: https://www.iniav.pt/bpgv