Centros e Institutos

Centro de Atendimento Veterinário Escolar - CAVE

O Centro de Atendimento Veterinário Escolar (CAVE), da Escola Superior de Biociências de Elvas do Instituto Politécnico de Portalegre é uma estrutura que dá apoio a várias disciplinas da licenciatura em Enfermagem Veterinária (EV) e do Curso Técnico Superior Profissional em Cuidados Veterinários (CTESP CV) da ESBE, ao mesmo tempo que presta serviços de atendimento médico-veterinário à comunidade.

Confere aos alunos a oportunidade de realizarem as suas práticas numa infraestrutura equipada à semelhança do que vão encontrar no mercado de trabalho como profissionais de EV e CV, garantindo uma formação de elevado nível prático. Para além de desempenhar um papel fundamental na formação dos alunos, o CAVE está licenciado pela Direção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) para a prestação de serviços como Centro de Atendimento Médico-Veterinário (CAMV), permitindo a assistência a animais de companhia da comunidade no âmbito das aulas práticas, bem como a realização de trabalhos de investigação pelos docentes da área das ciências veterinárias.

O CAVE desempenha adicionalmente uma função importante no âmbito do programa de Responsabilidade Social do IPP (IPP Social, www.ipportalegre.pt) ao desenvolver regularmente ações de recolha de bens e alimentos para animais, posteriormente distribuídas por distintas associações de proteção de animais errantes da região.

Direção Clínica: Doutora Lina Costa
 


Horário para marcações

As marcações devem ser efetuadas de acordo com o horário disponível aqui e sempre diretamente na Receção da ESBE, presencialmente ou por telefone.

 

Pagamento

O pagamento é efetuado no Centro de Atendimento Veterinário Escolar, através de multibanco, no momento da prestação do serviço.



Protocolos de colaboração

A ESBE estabeleceu um conjunto de protocolos de colaboração com associações de proteção dos animais e outras entidades, as quais beneficiam de um desconto de 25% sobre o custo total dos procedimentos. 



Análises Coprológicas

Análises Coprológicas 
Exame de McMaster de acordo com a técnica de Thienpont et al : 
Coprologia quantitativa baseada na observação microscópica para contagem de ovos em câmaras de McMaster, tendo como objetivo avaliar o nível de infeção do animal.

Exame de flutuação de acordo com a técnica de Willis modificado: coprologia qualitativa baseada na observação microscópica de ovos, tendo como objetivo a avaliação do tipo de infeção.

Exame do Sedimento: técnica qualitativa utilizada para observação microscópica de ovos de maior calibre.

Coproculturas:  método de Roberts & O´Sollivan, com as modificações de Ueno & Gutierres e Madeira de Carvalho; exame qualitativo e quantitativo baseado na observação microscópica de larvas infetantes adquiridas através da técnica de cultura fecal em laboratório. 

Recolha de amostras fecais: a recolha de amostras deve ser feita a partir da massa fecal recém-emitida, e colocada em sacos de plástico devidamente identificados com o nome, sexo, idade e espécie do animal.



Contactos

O atendimento realiza-se mediante marcação no local ou através dos contactos.

Tlf: 245 301 502/268 628 528
Email: cave.esbe@ipportalegre.pt
Morada: Quartel do Trem – Av. 14 de Janeiro, nº21 7350-092 Elvas

 


Consulte também:

Departamentos

Centros e Institutos

Investigação e Inovação

Os nossos Docentes