Centros e Institutos
Centro de Atendimento Veterinário Escolar - CAVE
O Centro de Atendimento Veterinário Escolar (CAVE), da Escola Superior de Biociências de Elvas do Instituto Politécnico de Portalegre é uma estrutura que dá apoio a várias disciplinas da licenciatura em Enfermagem Veterinária (EV) e do Curso Técnico Superior Profissional em Cuidados Veterinários (CTESP CV) da ESBE, ao mesmo tempo que presta serviços de atendimento médico-veterinário à comunidade.
Confere aos alunos a oportunidade de realizarem as suas práticas numa infraestrutura equipada à semelhança do que vão encontrar no mercado de trabalho como profissionais de EV e CV, garantindo uma formação de elevado nível prático. Para além de desempenhar um papel fundamental na formação dos alunos, o CAVE está licenciado pela Direção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) para a prestação de serviços como Centro de Atendimento Médico-Veterinário (CAMV), permitindo a assistência a animais de companhia da comunidade no âmbito das aulas práticas, bem como a realização de trabalhos de investigação pelos docentes da área das ciências veterinárias.
O CAVE desempenha adicionalmente uma função importante no âmbito do programa de Responsabilidade Social do IPP (IPP Social, www.ipportalegre.pt) ao desenvolver regularmente ações de recolha de bens e alimentos para animais, posteriormente distribuídas por distintas associações de proteção de animais errantes da região.
Organização/Responsáveis:
Direção Clínica: Profª Lina Costa
Sala de Cirurgia e Anestesiologia – Responsável: Prof.ª Lina Costa
Sala de Cuidados de Higiene e Estética – Responsável: Prof. Ricardo Oliveira
Sala de Análises Clínicas – Responsável: Prof.ª Luisa Dotti
Sala de Cuidados Veterinários – Responsável: Prof.ª Lina Costa
Metodologia (de rotina - métodos internos)
Análises Coprológicas
Exame de McMaster de acordo com a técnica de Thienpont et al :
Coprologia quantitativa baseada na observação microscópica para contagem de ovos em câmaras de McMaster, tendo como objetivo avaliar o nível de infeção do animal.
Exame de flutuação de acordo com a técnica de Willis modificado: coprologia qualitativa baseada na observação microscópica de ovos, tendo como objetivo a avaliação do tipo de infeção.
Exame do Sedimento: técnica qualitativa utilizada para observação microscópica de ovos de maior calibre.
Coproculturas: método de Roberts & O´Sollivan, com as modificações de Ueno & Gutierres e Madeira de Carvalho; exame qualitativo e quantitativo baseado na observação microscópica de larvas infetantes adquiridas através da técnica de cultura fecal em laboratório.
Recolha de amostras fecais
A recolha de amostras deve ser feita a partir da massa fecal recém-emitida, e colocada em sacos de plástico devidamente identificados com o nome, sexo, idade e espécie do animal.
Protocolos de colaboração
A ESBE estabeleceu um conjunto de Protocolos de Colaboração entre Associações de Agricultores e congéneres, que beneficiam os sócios de um desconto de 25% sobre o custo total das análises. Para beneficiar deste desconto, o cliente terá de fazer prova de associado regularizado, através da apresentação de um documento emitido pela associação em causa, ou enviar as amostras através de algum funcionário da associação, conhecedor da sua situação.
Pagamento
Os serviços do laboratório funcionam mediante pronto pagamento. Assim:
- as amostras entregues nas instalações da ESBE apenas serão processadas após o pagamento das respetivas análises;
- o pagamento poderá ser efetuado, nos serviços de Tesouraria, através de numerário, cheque (emitido em nome de Instituto Politécnico de Portalegre) ou terminal de multibanco;
- quem não se dirigir diretamente às instalações da ESBE poderá enviar um cheque ou vale de correio, emitidos em nome do Instituto Politécnico de Portalegre para a ESBE (conforme morada apresentada anteriormente).
Contactos
O atendimento realiza-se mediante marcação no local ou através dos contactos.
Tlf: 245 301 502
Fax: 268 628 529
Email: cave.esbe@ipportalegre.pt
Morada: Quartel do Trem – Av. 14 de Janeiro, nº21 7350-092 Elvas
Consulte também: