Mestrado em Agricultura Sustentável
O curso de Mestrado em Agricultura Sustentável visa a oferta de estudos pós-graduados nos múltiplos aspetos e vertentes que revestem a sustentabilidade dos sistemas de agricultura mediterrânicos.
Este curso é ministrado na Escola Superior de Biociências de Elvas.
Objetivos
Estes estudos possibilitam aos alunos adquirir conhecimentos sólidos e variados, reforçando a sua capacidade de reflexão crítica e integrada sobre a problemática da sustentabilidade dos sistemas de agricultura mediterrânicos e soluções preconizadas, estimulando a criatividade para a formulação e análise de novas soluções. O âmbito de estudo oferecido pretende ser bastante vasto cobrindo quer as áreas de estudo no domínio da produção integrada sensu lato, quer na vertente mais dirigida para a sustentabilidade económica e ambiental, e ainda no âmbito da inovação tecnológica essencial a todo o processo.
Esta formação assegura, na sua globalidade, a aquisição de uma especialização de natureza predominantemente profissional, concretizada com a elaboração e apresentação de um relatório de estágio, ou de um trabalho de projeto, sem impedir contudo que, caso o aluno assim o pretenda, possa enveredar pela atividade de transferência de tecnologia e desenvolvimento experimental, terminando o seu ciclo de estudos com a apresentação de uma dissertação de natureza mais académica mas sempre orientada para a resolução de novos problemas e necessidades concretas.
A escolha do tipo de atividade (estágio/projeto/dissertação) a desenvolver no segundo ano do curso de mestrado, resultante dos objetivos específicos e perfil de cada aluno, permite formar profissionais com competências específicas diferenciadas. Nesse sentido, o estágio tem como objetivo geral desenvolver competências para a gestão quotidiana da atividade agrícola. Por outro lado, com o projeto pretende-se formar profissionais com competências específicas no planeamento estratégico da atividade agrícola. Por último, a dissertação visa formar profissionais competentes na transferência de tecnologia e no desenvolvimento experimental.
Organização
O ciclo de estudos encontra-se dividido num curso de especialização, a realizar no primeiro ano, constituído por um conjunto de doze unidades curriculares (60 ECTS / 1 ano letivo) e por um segundo ano, com uma unidade curricular e um estágio/projeto/dissertação (60 ECTS / 1 ano letivo).
O curso de especialização oferece uma maior componente de unidades curriculares da área científica das ciências agrárias e do ambiente (46 ECTS), fruto do objetivo central do ciclo de estudos (Agroecologia e Biodiversidade, Uso e Conservação do solo, Rega e gestão da água, Proteção Integrada, Modo de produção Biológico, Produção integrada-componente vegetal e Produção Integrada-componente animal, Gestão florestal sustentável, Mitigação dos impactes ambientais da agricultura, Transição energética na agricultura), sendo ainda oferecidos 7 ECTS na área cientifica das ciências económicas e empresariais (Economia circular na agricultura) e 7 ECTS na área científica das engenharias (Smart farming e Tecnologias de agricultura de precisão).*
No segundo ano, a unidade curricular de Métodos e técnicas de investigação visa preparar o aluno para a realização do estágio/projeto/dissertação, regulado pelas normas regulamentares do curso de mestrado e sendo orientado e/ou supervisionado por um ou mais especialistas na área de trabalho. No caso da dissertação, o(s) orientador(es) têm de ser doutorados ou especialistas de mérito reconhecido como tal pelo Conselho Técnico-Científico. Em qualquer dos casos, o documento final (relatório de estágio, trabalho de projeto ou dissertação) deverá ser defendido publicamente por um júri aprovado para o efeito pelo Conselho Técnico-científico.
Certificado de Especialista em Agricultura Sustentável e reconhecimento profissional
A formação conferida pelo mestrado em agricultura sustentável está mais atual do que nunca, encontrando-se perfeitamente alinhada com as orientações estratégicas delineadas por vários organismos internacionais para a próxima década, como a AGENDA2030 para do desenvolvimento sustentável, definida pelas Nações Unidas, ou o GREEN DEAL, a EU Biodiversity strategy for 2030 e a nova PAC definidas em 2020 pela União Europeia. Também reflete bem as linhas diretrizes do PEPAC 23-27, definido pelo ministério da agricultura português.
Em termos profissionais, a frequência com aproveitamento da parte curricular do mestrado permite a obtenção de um certificado de “Especialista em agricultura sustentável” e o reconhecimento profissional automático, pelo ministério da agricultura, da formação em agricultura biológica e em produção integrada, sendo conferidos, mediante requerimento, 5 certificados profissionais (Técnico em proteção integrada, Técnico em modo de produção biológico – componente vegetal, Técnico em modo de produção biológico – componente animal, Técnico em modo de produção integrado – componente vegetal, Técnico em modo de produção integrado – componente animal), passando os seus titulares a constar na base nacional de técnicos com estas formações. É certamente por estas vantagens e pela formação de excelência que, cada vez mais, profissionais com vários anos de atividade no setor têm frequentado o mestrado, numa ótica de atualização de conhecimentos e de competências.
Podem candidatar-se ao Mestrado em Agricultura Sustentável:
- Titulares de grau de licenciado ou equivalente legal;
- Titulares de grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este processo;
- Titulares de um grau académico estrangeiro superior que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo Conselho Técnico-científico da Escola;
- Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Técnico-científico da Escola.
Saídas profissionais
Técnicos e empresários em explorações agrícolas ou em empresas de bens e serviços, a montante e a jusante da produção; técnicos em Organizações de agricultores, Serviços oficiais, Institutos de investigação, Instituições financeiras, Associações de desenvolvimento, Consultoras e Gabinete de projetos agrícolas.
Avaliação do CE
- Relatório de autoavaliação
- Relatório da Comissão de Avaliação Externa e decisão do Conselho de Administração da A3ES
CANDIDATURAS − Edição 2024/2026
Edital de Abertura de Candidaturas
Candidaturas
- 1ª Fase: de 11 de março a 12 de maio de 2024
- 2ª Fase: de 01 de junho a 09 de julho de 2024
- 3ª Fase: de 26 de julho a 09 de setembro de 2024
Documentos necessários para formalização da candidatura
- Formulário de CANDIDATURAS ON-LINE. Consulte o manual de apoio
- Certidão comprovativa da titularidade do curso com que o requerente se candidata, indicando o respetivo plano de estudos, classificação final e data de conclusão
- Cartão do Cidadão / BI e
NIF/ Passporte ou outro (*)
- Curriculum vitae completo e assinado, preferencialmente em modelo EuroPass
- Carta de Motivação (opcional)
A candidatura é efetivada mediante o pagamento de emolumentos no valor de 30,00€. Pode escolher a forma de pagamento através de Referência Multibanco, Cartão de crédito, MB WAY ou PAYPAL, após formalização da Candidatura.
*Ao abrigo do disposto no n.º 2 do art.º 5.º da Lei n.º 7/2007, de 05/02, cópia rubricada e assinada em que autoriza os serviços académicos a arquivar o cartão de cidadão no processo individual. Em caso de não autorização deve dirigir-se aos serviços a fim de exibir o cartão de cidadão e para verificação da informação para aceitação do processo de candidatura.
Serviços Académicos − 268 628 528 ou 245300533
Propinas e emolumentos
- Valor da candidatura: 30€
- Propina: 1000€, podendo o pagamento ser efetuado de uma só vez ou em 8 prestações.
Formas de pagamento
- Pagamento por Referência Multibanco, Cartão de Crédito, MBWay ou PayPal
- Pagamento presencial na tesouraria do IPP
Outras informações:
- Duração: 4 semestres
- ECTS: 120
- Empregabilidade
- Publicação do plano de estudos no DR
Para obter informações mais detalhadas ou para marcação de reunião online é favor contactar:
Gabinete de Comunicação e Imagem
E-mail: gci.esbe@ipportalegre.pt
Tel: 00351 268 628 528 (09h-15h durante o mês de agosto)
Plano de Estudos
{[{ ano.desc }]}
Legenda: TP Ensino Teórico-Prático, OT Orientação Tutorial, PL Ensino Prático e Laboratorial, T Ensino Teórico, E Estágio, O Outra, S Seminário, ECTS Sistema Europeu de Transferência de Créditos.
Corpo Docente
{[{ teacher.name }]}Laboratórios
Laboratório de Quimica Agrícola
Este laboratório destina-se a funcionar como suporte pedagógico das diferentes disciplinas leccionadas na Escola, como apoio aos trabalhos de investigação desenvolvidos por docentes e alunos e para prestação de serviços à comunidade. Agricultores, associações de agricultores, pessoas individuais ou colectivas, públicas ou privadas poderão realizar, neste laboratório, análises aos seus solos, águas e plantas a preços altamente competitivos, com a garantia de um atendimento personalizado, rapidez e fiabilidade na obtenção dos resultados, sendo-lhes ainda disponibilizados planos de fertilização, pareceres técnicos e o acompanhamento. Mais informação.
Laboratório de Biologia Vegetal
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O Laboratório de Biologia Vegetal da ESBE é uma estrutura de apoio às aulas, a projetos de investigação e a trabalhos de fim de curso de CTeSP, Licenciatura e Mestrado. Presta serviços para o exterior e auxilia na divulgação do IPP/ESBE em diversos eventos. Atividades de apoio no curso de Mestrado em Agricultura Susntentável:
Projetos de investigação nas seguintes áreas:
Divulgação do IPP/ESBE
Dá apoio às ações de formação do Núcleo de Formação Contínua (Curso de Pastagens Permanentes de Sequeiro; curso de Plantas Aromáticas e Medicinais, curso de Plantas Tóxicas). |
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